Uma casa inteligente é constituída por 3 grupos de componentes.

Temos sensores, actuadores e agregadores de informação que, mediante certas condições, podem tomar decisões.


O que são sensores?

São componentes que capturam informação em intervalos pré definidos de tempo e os enviam para o(s) agregador(es) de informação. 

Pensem neles como os 5 sentidos do ser humano.

Temos a visão (câmaras), audição (colunas), olfacto (detectores de fumo, gás, etc), tacto (detector de inundação, etc) e vou substituir o sabor (por razões óbvias :D ) pela capacidade sensorial (temperatura, humidade, vibração, movimento, etc).

É impossível tornar uma casa inteligente sem a dotar dos mecanismos que lhe permitem perceber o que a rodeia.

O que são actuadores ?

A tecnologia ainda não chegou ao ponto que permita ler os vossos pensamentos e, embora seja possível prever algumas ações, existem outras que são espontâneas.

Nestas situações vocês têm de ter uma maneira de dizer ao vosso sistema inteligente o que pretendem que ele faça. É aqui que entram os actuadores! Pensem em interruptores de parede, comandos remotos, gestos e até comandos de voz. 

E isto é novo? Na prática não, hoje em dia, já nos dirigimos ao interruptor de parede para ligar ou desligar a luz! No entanto estes actuadores podem ser configurados para realizar um conjunto de acções numa sequência pré definida.

Imaginem o seguinte cenário, dirigem-se à sala para ver um filme, ao entrar, carregam no vosso interruptor de parede e a televisão liga-se, os estores baixam e a luz diminui de intensidade! O ambiente perfeito para desfrutar de um merecido descanso!

O que são agregadores de informação?

Pensem nestes componentes como o cérebro da vossa casa inteligente.

Este cérebro tem a capacidade de avaliar toda a informação recolhida pelos sensores e agir em conformidade.

Imaginem que a vossa temperatura de conforto em casa está entre os 23ºC e os 25ºC, este cérebro tem a capacidade de avaliar a temperatura e ligar o ar condicionado quando a temperatura ultrapassa os 25ºC e desligá-lo quando esta chega aos 23ºC.

Tem humidade em casa? Ele irá ligar ou desligar o desumidificador para que os níveis de humidade estejam entre parâmetros pré definidos.

A sua casa apanha mais sol de um lado do que do outro? Deixe os estores acompanhar este ciclo e poupe dinheiro em sistemas de aquecimento ou arrefecimento.

Precisa de um sistema de segurança em casa? A sua casa pode detectar a presença de intrusos, informá-lo ou até tentar demovê-los.

As possibilidades são ilimitadas e dependem apenas da sua imaginação!

Este cérebro não só tem a capacidade de avaliar fatores externos como também de responder a actuadores o que significa que pode usar qualquer interruptor de sua casa para realizar uma sequência simples ou complexa de ações conforme as suas rotinas diárias.


Se leu até aqui e já está convencido que quer uma casa inteligente mas não sabe como começar e pretende receber ajuda personalizada, consulte a secção de extras ou torne-se membro da página.

Caso contrário fiquem atentos aos próximos posts onde iremos explorar em maior detalhe como é que uma casa inteligente os pode ajudar no vosso dia-a-dia.