Gostaria de proteger a sua habitação e os seus bens pessoais?

Cada vez mais a segurança doméstica é uma preocupação. Existem portas blindadas, fechaduras com segredos mecânicos, eletrónicos e magnéticos e alarmes, todos eles para garantir que os ladrões ficam à porta.

A realidade é que se um ladrão quiser entrar, com tempo e os materiais certos, irá consegui-lo. Seja através da porta, de uma janela ou pelo telhado.

Então como é que a segurança inteligente pode ajudar?

A segurança inteligente é mais uma camada de protecção que adiciona à sua casa.

O ladrão conseguiu entrar pela porta ou através de uma janela? Um sensor de porta/janela pode avisá-lo se alguém entrar. Outra forma de detectar intrusão é através de sensores de movimento. O aviso pode ser através de uma notificação para o telemóvel, uma SMS, uma chamada, um email, etc.

Independentemente da forma como entrou, se tiver câmaras em casa, estas podem capturar o momento para a posterioridade. E por favor não pense naquelas câmaras grandes que se vêm nos bancos! Existem câmaras de interior bastante discretas e estéticas.

Além da segurança inteligente o poder avisar, pode também tentar dissuadir quaisquer intrusos.

Lembra-se do "Sozinho Em Casa"?!

Pois é, ao ser detectada uma intrusão pode accionar as suas colunas de som, a sua TV, basicamente qualquer meio audiovisual para emitir um som de alarme à sua escolha no volume máximo!

Por último falar também de fechaduras inteligentes. Existe uma noção que estes equipamentos não são seguros o que não é verdade, é tão ou mais seguro do que a sua porta blindada com uma fechadura topo de gama! Sabe porquê? Porque pode ser usado em conjunto aumentando assim a segurança da sua casa.

Há fechaduras inteligentes que apenas se instalam no interior da porta, ou seja, o assaltante não faz a minima ideia que aquela protecção existe o que dificulta a sua acção.

Uma das funcionalidades destas fechaduras é a opção de abrir a porta remotamente - o protocolo de encriptação utilizado está ao nível do que é implementado no sistema bancário, ou seja, é tão seguro como usar a aplicação do seu banco no telemóvel.

Trocar para uma fechadura inteligente também não significa que não possa usar as suas chaves como normalmente, significa apenas que tem outros mecanismos à sua disposição.

Significa que pode destrancar a porta automaticamente quando se aproxima, significa que pode abrir/fechar a porta à sua empregada, a um amigo que está à espera ou a um familiar para ir regar as plantas.

Com uma fechadura inteligente pode usar também algumas alternativas às tradicionais chaves.

Pode substituir as suas chaves por um cartão de acesso.

Muito útil para pessoas que frequentemente perdem as chaves dado que o cartão pode ser remotamente desabilitado a qualquer momento e assim não tem de trocar a fechadura.

Útil também para pessoas que frequentemente têm acesso à sua casa em dias e/ou horas específicas, por exemplo empregadas de limpeza, dado que o cartão pode ser configurado para só funcionar em intervalos de tempo pré determinados.

Pode também instalar um teclado numérico e saiba que existem já protecções para evitar descobrir o código através das "dedadas".

Muito útil para quem faz alugueres de curta duração pois assim pode remotamente atribuir um código numérico temporário que permite o acesso sem a necessidade de se deslocar ao local e sem a necessidade de entregar uma chave física a um desconhecido.