Um domingo nas grutas de São Beatus (Suí ...

Um domingo nas grutas de São Beatus (Suíça)

Jul 19, 2022

(No final do texto, encontras a explicação de algumas expressões que estão assinaladas a negrito)

Se há coisa que gosto de fazer aos domingos, é passear. Principalmente, quando está bom tempo. Quando o tempo não ajuda, prefiro ficar em casa, no quentinho, o que também adoro!

Agora é verão (sim, agora escreve-se "verão" com letra minúscula, segundo o novo acordo ortográfico) e tem estado bastante calor por aqui, na Suíça. Demasiado até! Por isso, nada melhor do que ir visitar umas grutas, onde a temperatura, nestas grutas em específico, rondava os 8º / 10º (Lê-se 8/ 10 graus). Chamam-se "St. Beatus Höhlen" e situam-se perto de uma das regiões mais turísticas da Suíça: "Interlaken". Uma região que fica entre dois lagos e é simplesmente fascinante.

O bom de se ser imigrante (1) é ficar a conhecer o país que escolhemos para ser a nossa segunda casa. Na verdade, esta foi a minha primeira casa, onde nasci, mas onde fiquei por pouco tempo. Essa é outra história para contar noutro dia.

Eu, o meu namorado e os padrinhos do meu irmão (que são como família) saímos de casa por volta das 9h30. Às 11h chegámos às grutas. O calor era abrasador. Depois de estacionarmos o carro, tivemos de subir um caminho íngreme (2) que quase nos tirou o fôlego (3). Mas pronto, só foram uns 10 minutos. "Tá-se bem", como dizem os jovens num registo informal. Fiquei a pensar: "Que falta de resistência física que para aqui vai" :) Essa também é uma história para outro dia!

Ao entrar na gruta, vestimos os casacos. O som do correr da água pelas rochas acompanhou-nos ao longo do percurso de quase 1 km (quilómetro). As estalagmites e as estalactites fizeram-me recuar aos tempos da escola. A memória levou-me de novo às aulas de Ciências, àqueles tempos em que tudo o que tinha de fazer era ir à escola, ficar ali a aprender sobre os temas mais diversos. Que luxo, não era? Ir à escola e divertir-me com os amigos. E pensar que em pleno século XXI (vinte e um) ainda há quem não tenha acesso à educação... (4)

Foto aqui, foto ali e estava a visita feita. A barriga começou a dar horas (5). Numa breve pesquisa pela internet encontrámos um café-restaurante português. Comi um bacalhauzinho delicioso! Adoro bacalhau :D Acho que ainda não conheci nenhum português que não gostasse de bacalhau! Por falar em bacalhau, qualquer dia posso pôr aqui uma receita de um prato de bacalhau, não é?

Sou mesmo portuguesa, sem dúvida. Quer dizer, às vezes... Começo a falar sobre umas grutas, mas acabo a falar em bacalhau!

Se quiseres deixa-me um comentário sobre o que fizeste no domingo passado.

Até já!

Dina :)

___________________________________________________________________________________________

(1) imigrante - um imigrante é alguém que mora num país estrangeiro. Na Suíça, sou uma "imigrante". Em Portugal, sou uma "emigrante".

(2) caminho íngreme - caminho com uma forte inclinação; é um caminho a pique.

(3) tirar o fôlego - ficar com dificuldade em respirar ("fôlego" significa "respiração")

(4) há quem não tenha acesso à educação - há pessoas que não podem ir à escola

(5) a barriga começou a dar horas - expressão utilizada para dizer que estamos a ficar com fome

Enjoy this post?

Buy Dina Moura a smile

More from Dina Moura