• Candy Crush

Apesar do slogan "deslize e relaxe" eu já passei muita raiva com Candy Crush mas tô aqui indicando esse jogo pra vocês RELAXAREM KKKKKK irônico né? Sim, mas quem gosta de puzzle acaba relaxando independente das dificuldades que as vezes parecem um pouco insanas. Já rompi relacionamento com o Candy Crush várias e várias vezes mas tenho conta lá há pelo menos cinco anos e sigo jogando atualmente. O Candy Crush e eu somos um caso complicado mas apesar das dificuldades seguimos juntos.

Atualmente eu jogo o Candy Crush Saga e, como nas outras versões do jogo, você recebe pequenas missões para resolver com puzzles onde as pecinhas são doces coloridos, as combina por cores com um determinado número de jogadas e entrega seus resultados para a Tiffi que muitas vezes vai dizer QUE MARAVILHA, VOCÊ PASSOU DE NÍVEL e depois vai te mandar para uma fase pesadelo onde você vai ficar uns dias quebrando a cabeça pra resolver o... é, quebrando a cabeça pra resolver o quebra cabeça :v

~ Tiffi riquíssima em barras de ouro que valem mais do que doce, digo, dinheiro.

  • Mahjong

Eu fui uma criança com alguns hábitos de gente velha apesar de não ter crescido com meus avós isso sempre foi traço da minha personalidade e me rendeu muitas amizades idosas. Quando criança eu me interessei por costura, crochê, tricô, pintura em tecido, dominó... E MAHJONG. Antes da quarentena eu ainda parava em algumas praças quando via um grupo de idosos jogando dominó e ver uma pessoa jovem se interessar pela mesma coisa que eles sempre me pareceu algo revigorante, depois de algumas partidas eles sempre parecem mais felizes.

O mahjong também foi um jogo apresentado a mim pelos meus colegas idosos que morava perto da casa dos meus pais, um deles tinha um tabuleiro de mahjong de verdade e gostava de jogar depois do almoço, era certo passar pela casa dele depois de meio dia e o ver jogando na varanda. Apesar de não parecer um jogo simples à primeira vista ele vai se resolvendo aos poucos quando você dá atenção aos detalhes necessários. Funciona combinando pecinhas com os mesmos símbolos até que todas as peças sejam eliminadas. Hoje em dia você não precisa mais de um tabuleiro de mahjong para poder jogar, ele tem várias versões online com níveis de dificuldade adaptados para a sua experiência com o jogo, tutoriais bem explicativos e também tem aplicativos pra jogar no celular.

O tempo passou mas mahjong continua sendo um jogo muito popular até aqui no ocidente.

  • Sudoku

Uma vez eu peguei uma revistinha de sudoku e achei muito esquisito porque não parecia legal como caça palavras. Levei até o meu professor de matemática e ele ficou muito feliz que eu tivesse me interessado por sudoku (já que eu era péssima em matemática).

É um joguinho de interação numérica que lida com soma simples e lógica: você tem vários quadrados com 9 slots de quadradinhos menores. Nesses slots você precisa enumerar de 1 a 9 sem repetir nenhum número dentro do quadrado maior e os números também não podem se repetir em linhas horizontais e verticais. É um ótimo exercício mental e ajuda muito a praticar cálculos de cabeça, além de que muitas pessoas consideram relaxante (eu inclusa). Antigamente sudoku acompanhava as tirinhas nas últimas páginas do jornal ou vinham em revistinhas com várias folhas para serem preenchidas pelo jogador mas atualmente você encontra aplicativos e sites gratuitos para jogar sudoku no seu celular ou computador.

  • Plants vs Zombies

Esse aqui é um tower defense clássico e muito gostosinho de jogar. A mecânica do jogo é simples e você monta suas estratégias pra proteger a sua casa dos zumbis famintos que querem almoçar seu cérebro. Plants vs Zombies é muito divertido e leve, tem os gráficos simples e bem engraçados tanto nas plantas quanto nos zumbis e muitas situações geram trocadilhos e piadas dentro do próprio jogo, é o estilo de game que transparece que até os devs se divertiram enquanto planejavam cada sacada que podiam fazer pra ter um ótimo resultado final.

Apesar de ser um jogo relaxante por ocupar sua mente sem muita pressão, também é ótimo pra passar o tempo e pra ter a experiência de jogar. É muito daora e rendeu boas sequências.

  • Bejeweled

Eu costumo chamar de "candy crush do bem" porque o que você passa de raiva do Candy Crush com vidas contadas, fases de dificuldade em nível sacana e o ambiente competitivo com outros jogadores, Bejeweled é MUITO DO BEM. Você tem várias modalidades pra jogá-lo sem se preocupar com a continuidade do jogo, e a melhor parte é que ele tem o modo ZEN. No modo zen você pode simplesmente ir combinando as pedrinhas e fazendo pontos; sem limite de tempo, sem responsabilidades com outros jogadores, sem fazer parte de uma equipe, sem competitividade... Só o bom e velho puzzle de combinar cores pra relaxar e essa é uma das coisas que faz dele um jogo tão precioso.

Vale a pena pegar o modo zen em um dia que você tá de cabeça cheia porque esse já foi capaz de me relaxar até quando eu não tenho paciência pra lidar com enredos e personagens ou qualquer jogabilidade complexa. Altamente recomendado pra relaxar.

Eu vou aproveitar que tô falando do assunto e usar o finalzinho do meu dia pra jogar um pouquinho de Candy Crush, o do mal mesmo.

Gosta de gameplay? Passa lá no meu canal e Vamo Jogar Isso Aí! ;)

Até a próxima!