Ando atarefada!

Ando atarefada!

Jul 10, 2022

(Se o teu nível de português ainda é muito básico, podes copiar este texto e pô-lo num tradutor, por exemplo, o DeepL. Há imensos poliglotas que utilizam a tradução quando aprendem línguas estrangeiras).

Ando atarefada e já vou explicar porquê mais adiante (= mais à frente). Antes disso: conheces a palavra "atarefada"? Talvez conheças o nome: tarefa. Uma "tarefa" é alguma coisa que tem de se fazer. "Atarefado/a" é o adjetivo. Quando digo que "ando atarefada", significa que tenho tido bastantes coisas para fazer. Usei também o verbo "andar". Este verbo é dos mais incríveis da Língua Portuguesa, pois podes utilizá-lo em vários contextos e, por isso, adquire vários significados:

1) andar

Diria que o significado mais puro deste verbo é: caminhar; ir para algum lado. Por exemplo: a) Gosto de andar a pé; b) Gosto de andar na natureza; c) Normalmente, quando vou a Portugal, ando muito com a minha mãe (ou seja, vou com ela para aqui e para ali).

2) andar de transportes

Neste contexto, o significado é o de se deslocar num meio de transporte. Exemplos: a) No meu dia a dia, ando pouco de autocarro; b) Gosto bastante de andar de bicicleta.

3) andar + adjetivo

Exemplos: a) Ando atarefada (nos últimos tempos, tenho andado atarefada); b) Ando feliz (nos últimos tempos tenho andado feliz/ tenho-me sentido feliz).

4) Como andas?

Não sei se já ouviste um nativo a dizer: "Como andas?". Isto tem um significado parecido a "Como estás?". A diferença é que, geralmente, quando eu pergunto a alguma amiga "Como andas?", é porque não vejo essa amiga há algum tempo.

5) andar + a + verbo no infinitivo

Exemplos: a) Ando a fazer um curso (comecei um curso no passado e continuo a fazê-lo no presente). b) Ando a aprender uma língua nova (comecei a aprender e continuo a aprendê-la agora).

Mas afinal, por que motivo ando eu atarefada?? Por dois motivos: apareceu-me um projeto novo de que eu não estava à espera e comecei a fazer umas arrumações intensivas cá em casa. Arrumações à séria, em que retiro tudo dos armários e dos móveis e, de seguida, escolho aquilo que é para manter, deitar fora ou dar. Ou seja, é um verdadeiro processo de destralhar! Esta talvez também seja uma nova palavra para ti. "Destralhar" é deitar fora a tralha (ou seja, coisas desnecessárias que temos em casa e que, a maior parte das vezes, estão ali só a ocupar espaço sem terem qualquer utilidade). O objetivo disto é passar do caos à leveza ;).

E tu? Tens muita tralha em casa? Guardas muitas coisas que não são necessárias? O que andas a fazer ultimamente? Conta-me :)

Até já!

Dina Moura

Enjoy this post?

Buy Dina Moura a smile

More from Dina Moura