Greetings!

No post de hoje vamos falar sobre os três Rs (the three Rs). Curiosos?

Os três Rs fazem parte de algo chamado waste hierarchy (hierarquia de resíduos). É um guia criado para aqueles preocupados com o meio-ambiente (environment) e uma vida mais sustentável (sustainable life) e com menos desperdício (waste). Existe uma ordem que deve ser priorizada quando se fala sobre gestão de resíduos (waste management). Aqui entram os três Rs. São eles:

1) Reduce (Reduzir)

2) Reuse (Reutilizar)

3) Recycle (Reciclar)

Aqui vão algumas dicas sobre cada um.

1) Reduzir significa gerar menos lixo. E para isso a gente precisa fazer toda uma reavaliação sobre o que a gente realmente precisa (what we really need) e o não é essencial (what is not essential). Isso pode variar de pessoa pra pessoa, é verdade. Mas reduzir o que a gente consome (what we consume) ajuda a reduzir o lixo criado com, por exemplo, embalagens (packaging).

Outras ideias para reduzir o lixo que a gente produz:

  • Evite usar pratos, copos e talheres descartáveis (Avoid using disposible plates, glasses, and cutlery)

  • Compre produtos que possuam uma duração mais longa (Buy durable goods).

2) A reutilização de garrafas pets foi o marco das reutilizações! As pessoas, aliás, ficaram bem criativas na reutilização das mesmas. Mas se você já está cansado de ver vasinhos e decorações de Natal feitos com garrafas pets, existem outras coisas que você pode fazer!

Doação (donation) é a palavra chave aqui. Você pode doar roupas, sapatos, e livros para quem precisa. Pode usar sua criatividade (criativity) para criar roupas novas a partir de outras peças de roupas que você já tenha. Existem vários videos de DIY (Do it yourself) na internet, principalmente no Pinterest. Não gaste papel à toa. E antes de comprar algo novo, há sempre a possibilidade de se consertar o antigo se for possível. Lembre-se, quanto menos lixo gerado, melhor para o planeta.

3) O último estágio é a reciclagem, ou seja, a transformação do lixo descartado (discarded waste) em material bruto (raw material) para que ele vire um novo produto. Os materias próprios para reciclagem são: papel (paper), vidro (glass), plástico (plastic) e metal (metal). O lixo orgânico (organic waste) também pode ser reciclado! Ele pode virar adubo (compost) por exemplo.

Existe um quarto R, que é Recover, traduzido no Brasil como repensar (rethink). O quarto R é sobre nosso posicionamento no mundo, e sobre como repensar as formas como podemos viver de maneira mais sustentável.

What about you?

O que você tem feito para ajudar a reduzir o lixo? Deixe um comentário!

See you!