Tipos de visto

Tipos de visto

Mar 31, 2022

Você sabia que existem mais de 150 tipos de vistos pelo mundo? Além disso, cada país tem requisitos e nomes diferentes para seus vistos o que complica mais ainda as coisas! Por exemplo, nos EUA existe um tipo de visto de trabalho chamado H1B. Na Nova Zelândia, existe um tipo de visto de trabalho chamado Essential Skills Work Visa.

Com todas essas diferenças, achar o visto certo pode ser complicado. Mesmo assim, conseguimos dividir todos esses tipos em 4 categorias básicas:

  • Turismo

  • Estudo

  • Trabalho

  • Naturalização

É legal ter isso em mente porque ajuda muito na hora de pesquisar as possibilidades para mudar de país. E mesmo que seu intuito seja trabalhar em outro país, todos esses vistos podem se aplicar a você. Vamos falar um pouco sobre cada um deles e como eles podem te ajudar a conseguir um emprego no exterior:

Turismo

O visto de turismo é um tipo de visto que te permite visitar o país para alguma atividade de lazer. Geralmente é um visto com curta duração (entre 1 e 6 meses). Esse visto é uma ótima oportunidade para você visitar um país no qual deseja morar, vivenciar melhor a cultura e dar uma olhada de perto para ajudar na sua decisão.

Além disso, alguns países te permitem ir como turista, achar um emprego, e "trocar" o seu visto por um de trabalho, que vai te permitir trabalhar de forma legal no país.

Estudo

O visto de estudante é para quem quer fazer algum curso no país. Isso inclui desde cursos de inglês até doutorados. Esse visto é interessante porque pode abrir as portas para você entrar no país.

Algumas pessoas, por exemplo, começam estudando inglês para melhorarem a comunicação e depois conseguem um emprego e aplicam para um visto de trabalho. Outra opção é fazer um curso formal (uma faculdade ou pós graduação) que vai te permitir trabalhar no país, muitas vezes com o próprio visto de estudante.

Geralmente esse é um visto mais fácil do que os outros.

Trabalho

Quando se fala de vistos de trabalho, podemos pensar em dois tipos: vistos para quem quer trabalhar para uma empresa e vistos para quem quer abrir a própria empresa.

Geralmente a categoria de trabalho é a que mais possui variações de vistos. No geral, você precisa de uma oferta de emprego para pegar esse tipo de visto; ou fazer algum tipo de investimento para abrir uma empresa.

Essa é a forma ideal para se mudar para outro país, já que vistos de trabalham te dão mais liberdade do que os de turismo ou estudo. Mas nem sempre é a forma mais fácil.

De todo jeito, vale a pena pesquisar os diferentes vistos de trabalho para o seu país, pois podem existir oportunidades muito boas para a sua situação!

Naturalização

Esse é um tipo de visto mais permanente, como por exemplo uma cidadania. É um visto que te permite mudar de forma definitiva para aquele país. E existem diversas formas de conseguir: através de um emprego em alta demanda, um familiar que já possui cidadania naquele país, ou até mesmo como refugiado.

Esse tipo de visto geralmente possui um processo bem mais longo e complexo do que os outros, mas se você se encaixar em alguma categoria que te permite pegar esse visto, ele é o que mais vai te dar liberdade para trabalhar naquele país.

Conclusão

Então é isso galera! Espero ter contribuído de alguma forma e quem sabe te dado uma luz para ajudar na sua busca por uma carreira internacional.

Sucesso!!

Atenção: Vale lembrar que eu não sou um advogado de imigração. Os pontos acima são apenas para referência e te aconselho a pesquisar afundo as leis de imigração com ajuda de um especialista.

Enjoy this post?

Buy Bruno Monteiro a pizza

More from Bruno Monteiro